facebook

ROTULAGEM DE ALIMENTOS

Manual de orientação às indústrias de alimentos.
Tomando como base a legislação vigente, o manual detalha como deve ser apresentada a tabela de informação nutricional nos rótulos e mostra todos os passos de como elaborá- la.
(Fonte:http://www.anvisa.gov.br/rotulo/manual_industria.pdf)

Manual de orientação sobre a tabela de informação nutricional obrigatória.
Utilizando uma linguagem simples e objetiva para torná-la mais clara e ajudar o consumidor na escolha de uma alimentação mais saudável.(Fonte: ANVISA)

Manual de rotulagem para alimentos embalados
Manual de orientação sobre as legislações para rotulagem de alimentos e anexo roteiros para análise de rótulos. Vigilância Sanitária do Paraná e Universide Federal do Paraná.(Fonte: SESA/PR)

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos- TACO - (NEPA/UNICAMP)
Dados sobre a composição de alimentos consumidos nas diferentes regiões do Brasil. Pode ser utilizada como fonte de dados para elaboração da tabela de informação nutricional obrigatória para rótulos.
Fonte: (http://www.unicamp.br/nepa/downloads/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf)

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP - Projeto Integrado de Composição de Alimentos elaborou um Banco de Dados Brasileiro de Composição de Alimentos, visando a integração e validação das informações brasileiras no contexto nacional e mundial.
Fonte: http://www.fcf.usp.br 

Você sabe o que está comendo?
Manual de orientação aos consumidores. Educação para consumo saudável. Divulga ao consumidor as diversas legislações para rotulagem, numa abordagem ampla e fácil dos termos mais utilizados como "light", "diet", informações nutricionais, informações obrigatórias como lote, data de validade, ingredientes, principais advertências entre outros.
(Fonte:https://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf)

Como ler um rótulo
Rotulagem dos géneros alimentícios de acordo com a legislação da UE. Como ler um rótulo? Elaborado pela Comissão Europeia, Direção Geral da Saúde e da Defesa do Consumidor. Fonte:http://twixar.com/WSpfs2RBcIV

NOTÍCIAS

18/03/2019

Guia de elaborao de Plano APPCC - 1 Parte

1 Parte do guia traz o passo a passo para criao de um plano APPCC funcional e efetivo.

09/03/2019

ANUFOOD Brazil, verso nacional da Anuga, maior feira de alimentos do mundo, acontece em So Paulo

Feira de negcios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas, que ser realizada entre os dias 12 e 14 de maro de 2019, das 10h s 19h, no So Paulo Expo, em So Paulo.

06/03/2019

Tcnico administrativo: prorrogado prazo do concurso

Homologado em maro de 2017, o concurso pblico com 78 vagas para o cargo de tcnico administrativo foi prorrogado por dois anos.

04/03/2019

Alimentos: resultados de 2018 e prioridades para 2019

Em reunio com o setor regulado, a Gerncia Geral de Alimentos apresentou seu relatrio de gesto e os principais resultados alcanados.

04/03/2019

Certido de venda livre: novo modelo j est em vigor

A mudana padroniza o documento e direciona a emisso para os rgos competentes.

04/03/2019

Comit Tcnico de Programas de Autocontrole institudo

Novo modelo de atuao das empresas deve vigorar em todas as cadeiras produtivas, defendeu a ministra Tereza Cristina durante evento no dia 21.

28/02/2019

Anvisa reavalia glifosato e descarta risco de cncer pelo consumo de alimentos

Mas admite possibilidade de problemas a produtores e ao meio rural em casos de aplicao indevida e vai abrir consulta pblica para refazer regulamentao

27/02/2019

Aprovada consulta pblica sobre glifosato

Resultado da reavaliao com novas regras para uso e aplicao do glifosato ficar disponvel por 90 dias. Texto tem como base evidncias cientficas mais atuais.